sobre o autor

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Santa Missa: “Que saco acordar cedo!”

 

“Se os homens conhecessem o valor da Santa Missa, a Polícia teria que estar sempre às portas das Igrejas para manter a ordem por causa da grande quantidade de pessoas que a assistiriam.” São Padre Pio

            A Sagrada Liturgia, o Santo Sacrifício, Missa Sacrificial, Ceia do Senhor, Fração do Pão, Assembleia Eucarística, Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição, Santa e Divina Liturgia, Santos Mistérios, Sagrada Comunhão. Todas essas são designações da Santa Missa ou Missa no qual todos nós conhecemos, assistimos, participamos aos domingos em nossas Igrejas (Para saber o significado de cada designação consulte o YOUCAT – 212). Infelizmente muitos de nós temos esquecido o “Sagrado”, o “Santo” e o “Divino” desta grande manifestação do amor de Deus para nós.

            Jesus com os apóstolos, na noite em que ia ser traído, ensinou-nos a fazer memória a sua Paixão, Morte e Ressurreição (Cf. I Cor 11, 23-30). Juntamente com estes que o seguiam durante os 3 anos de sua vida pública, já o conheciam e tinham intimidade com Ele. Eles viram, ouviram e tocaram. (queria ter esta oportunidade e você?) Foi o momento de despedida e anúncio de que o Filho de Deus se entregaria numa Cruz por nós, pela nossa salvação, porque nos ama.

(A Eucaristia é) “fonte e centro de toda a vida cristã”  Lumen gentium – 11

           A presença do nosso Deus é clara na Santa Missa, no qual temos o mesmo privilégio dos apóstolos, de participarmos deste banquete e experimentarmos da manifestação de sua glória. Precisamos vivenciar este momento sublime sempre como a última oportunidade de estarmos com o Senhor, assim como como a “Ultima Ceia”. A Santa Missa é SEMPRE uma cerimônia de cura, libertação, ação de graças e o que desejar designar, mas atenção para não cairmos no equívoco de procurarmos ‘missas’, assim como selecionamos quais alimentos iremos ingerir num self service de um restaurante: “Ah hoje eu quero: arroz, feijão, carne de frango, salada e refrigerante”, “Ah não gosto dessa comida não!”, “Tá sem sal”, “A num vou comer essa comida não, porque não tem molho”. Self service da missa: “A hoje quero animação, pular, dançar e plantar bananeira”, “Hoje não vou, porque num é ‘missa de cura e libertação’”, “O padre ‘fulano de tal’ num vai celebrar não, ih vou embora”, “Que pregação horrorosa, sem unção neh”.

            Irmãos, o YOUCAT 218 a partir da pergunta: Como devemos venerar corretamente o Senhor presente no pão e no vinho? Nos fala que Porque Deus está realmente presente nas espécies consagradas do pão e do vinho, devemos guardar os dons sagrados com elevada veneração e adorar nosso Senhor e Redentor presente no Santíssimo Sacramento.

            Para de viajar quando há a proclamação das leituras e do Evangelho, não somos mais crianças para ‘zanzar’ e ‘baterpapo’ no ambiente celebrativo, somos maduros e cientes da nossa fé e por isso tomo cada palavra proclamada como o próprio Deus falando a mim e busco trazer para minha vida, junto da homilia, o que Deus quer pra mim.

Para de mandar sms ou ficar no facebook na Santa Missa e viva, verdadeiramente, este momento que pode ser o último na sua vida, assim como a “Última Ceia”. Não engane a si mesmo! #FICAADICA

             Procuremos o Senhor na Eucaristia com ou sem vontade, animado ou não, pois é Ele quem vem até nós e por sua misericórdia nos faz templos, sacrários de Amor. Em toda Santa Missa Jesus cura, liberta, salva, faz milagres, mesmo que esta seja mal preparada, mal presidida, a homilia seja ruim ou ninguém entenda nada, a partir de nossa maturidade de fé, abramos nosso coração para experimentar de Jesus Palavra e alimento para nós, pois é Ele quem está ali.

             Por último outra dica, não procuremos os milagres e bênçãos, que muitas vezes nos esvaziam e desenvolve em nós uma concepção desviada de Deus. Eu também quero e preciso de milagres e bênçãos na minha vida, mas foquemos nosso olhar e busca naquele que realiza os prodígios: Jesus de Nazaré.

Rafael Nascimento

4 comentários: