sobre o autor

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


 Angústia


Queria escrever sobre o natal, desde antes do dia 25 já pensava no que falar, mas esperei passar esse dia e contar da minha experiência.
            Cresci numa família católica e o sentido do Natal pra mim é o Nascimento de Jesus, mesmo eu esperando o presente que o papai Noel colocaria na bota que eu deixei na janela. Lembrava de montar o presépio e a árvore de natal. Adorava colocar as ovelhas, o boizim atrás da manjedoura e Maria e José, Jesus no meio.
            Cada Natal eu fazia novenas de preparação visitava as casas da minha rua, no ultimo dia tinha comes e bebes. Esperava o presente da minha mãe, já não mais do bom velhinho, e também dos meus tios e parentes.
            O Natal veio se tornando um momento de angustia, simplesmente resumo. Olhava e o olho as pessoas recebendo presentes, festejando e me entristeço, não pelo fato do recebimento dos presentes, mas pelo sentido que nada tem nessas atitudes.
Se o Natal é receber e ganhar presente, e aquelas pessoas que não têm dinheiro pra comprar um ou pra fazer uma mesa de ceia com fartura, será que elas não vivenciam o Natal?
Nesse dia, “muitos choram, mas não desistem de viver”
Natal = Nascimento de Jesus. Sei que Ele não nasceu especificamente nesta data, mas a igreja adotou o dia 25 de dezembro, pois se celebra na cultura pagã a festa do deus sol. Para mostrar que Jesus é o sol da nossa vida. Festejamos, nos alegramos e esquecemos-nos do aniversariante. Deste que quis se encarnar numa família e torna-se homem como nós e aceitar o projeto de salvação do Pai.
Não tem como Jesus nascer de novo, mas que Ele nasça dentro dos nossos corações, que sejamos manjedouras para abrigarmos o AMOR.
Dia 24 participei da missa, celebrei o nascimento de Jesus com toda a liturgia, mas acabou que sai triste da igreja.
            Espero que no ano que vem seja diferente.

Noite Feliz (só pelo nascimento de Jesus)

Um comentário:

  1. vlw.
    é verdade, só nos lembramos de festejar.
    comer, beber zuar.
    obrigado pelo comentário
    ;]

    Rafael Nascimento

    ResponderExcluir